Como limpar alumínio corretamente?

Limpar alumínio das janelas é uma atividade simples e fácil de ser realizada, porém, esse cuidado permite, além de uma boa impressão aos olhos, uma longa vida útil às esquadrias.

A opção por esquadrias de alumínio é, sem dúvida, a melhor escolha na hora de construir ou reformar um imóvel, já que elas são resistentes e duráveis, além de práticas e de fácil manutenção.

A limpeza é essencial na manutenção de qualquer objeto, pois, a sujeira, na medida que vai se acumulando, deteriora os materiais e pode se transformar em focos de problemas que envolve, inclusive, a saúde das pessoas.

Nesse post apresentamos as melhores dicas para limpar alumínio e como garantir mais durabilidade para suas esquadrias. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Sobre o alumínio

O alumínio é um metal leve que possui grande resistência à corrosão e alta durabilidade em função da camada protetora de óxido.

Essas características o transformam no material preferido de algumas indústrias, como, por exemplo:

  • automobilística,
  • aeronáutica,
  • embalagens,
  • bens de uso,
  • construção civil.

Segundo a CODEMGE, Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, o Brasil possui a terceira maior reserva de bauxita do mundo, ficando atrás de Guiné e Austrália.

A bauxita é o mineral utilizado para a formação do alumínio, processo esse que envolve a mineração, refinação e redução via eletrólise.

As esquadrias de alumínio

O material preferido da indústria da construção civil na fabricação de esquadrias é o alumínio, pois, possui o melhor custo benefício e é bem aceito pelo consumidor que aprecia o seu design e funcionalidade.

Dentre as vantagens apresentadas, uma que se destaca está na facilidade em limpar alumínio.

O processo é fácil, rápido e garante qualidade, beleza e durabilidade ao material

Materiais usados para limpar alumínio

Para limpar alumínio pode-se utilizar apenas água e detergente que, diluídos e aplicados em um pano ou esponja macia, devem ser passados suavemente nas esquadrias.

Caso o nível de sujeira esteja acima do normal, pode-se aplicar uma solução caseira que consiste em:

Essa solução em temperatura morna irá remover toda a sujeira e deixará as esquadrias com o aspecto de novas.

Como limpar alumínio?

O processo de limpeza, a partir do material já mencionado, deve ser realizado de fora para dentro de casa, ou seja, jogue a água na janela pela parte exterior e, com o pano ou esponja, vá limpando de cima para baixo.

A parte interna é mais fácil, pois, a sujeira, teoricamente, é menor, o que possibilita que um pano úmido seja suficiente para deixar a limpeza em ordem.

As frestas

Nas frestas e nos cantos pode ser usado o saponáceo cremoso (três colheres) com a mesma quantidade de água morna.

Com uma escova de dente é possível remover a sujeira. 

Ao final, jogue um pouco de água e use um pano para retirar os últimos resíduos.

O polimento e o brilho das esquadrias

Após a higienização, você pode também dar aquele “toque” para deixar o ambiente mais bonito, ou seja, polir e fazer brilhar o alumínio.

Para isso, utilize um polidor próprio para alumínios, encontrado nos supermercados e com um pano macio e seco passe por toda a esquadria.

O que não usar no processo de limpeza de alumínio

Você já percebeu que limpar alumínio é muito mais simples do que imaginava, no entanto, é terminantemente proibido o uso de produtos como:

  • facas e utensílio pontiagudos para limpar as frestas,
  • lã de aço,
  • lado verde das esponjas de cozinha,
  • lixa.

Também não podem ser utilizados os seguintes produtos químicos:

Todos esses materiais danificam o alumínio e diminuem consideravelmente a sua vida útil, portanto, descarte essas possibilidades.

Não existem segredos para manter as esquadrias da sua casa em perfeitas condições, a verdade é que limpar alumínio é tão fácil como higienizar os vidros das janelas.

Agora que você já conhece detalhes sobre esse assunto, continue conosco e leia também nosso post que apresenta a melhor esquadria para banheiros: 6 benefícios do alumínio!